quinta-feira, 10 de junho de 2010

ENTREVISTA COM EDUARDO RIBAS

Eduardo Ribas diretor da peça Alvorada para a vida



5ªRPM: Como surgiu a ideia de montar essa peça?
Eduardo Ribas: Alvorada para a Vida faz parte de um Projeto da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que utiliza o teatro como ferramenta para resgatar a auto estima do policial militar e aproximá-lo da população. Assim, em 2006, o Grupo Anima de Teatro elaborou um espetáculo sensível e de caráter motivacional, valorizando o ser humano atrás da farda e mostrando à sociedade os seus conflitos familiares, medos e angústias.

5ªRPM: Qual foi interesse em trabalhar com militares?
Eduardo Ribas: O Grupo Anima de Teatro foi formado há 20 anos com a ideia de proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas. Assim, após identificar o preconceito e a falta de confiança que a maioria das pessoas tínham pela Polícia Militar, muitas vezes criados pela falsa informação dada pelos veiculos de comunicações, o Grupo Anima resolveu elaborar uma peça teatral mostrando que existem bons e maus profissionais, sejam médicos, engenheiros, mecânicos, policiais, mas que, acima de tudo, precisamos valorizar e agradercer os bons policiais que arriscam suas vidas para proteger a sociedade.


5ªRPM: Quantos Estados ela foi apresentada?
Eduardo Ribas: A peça já foi apresentada em Brasília, atendendo convite do Ministério da Justiça, Paraná (Curitiba, Maringá, Jacarezinho e Faxinal do Céu), Santa Catarina, além de diversas cidades do Estado de São Paulo. Desde sua estréia, Alvorada para a Vida já foi vista por mais de 76 mil pessoas e arrecadou e distribuiu mais de 28,5 toneladas de alimentos.
5ªRPM : A quanto tempo ela esta em cartaz?

Eduardo Ribas: Desde março de 2006, com apresentações aos finais de semana.

5ªRPM: Qual a cidade que a peça levou maior publico?
Eduardo Ribas: São Paulo, porque tivemos a oportunidade de colocar a peça em cartaz por 3 meses. Foram mais de 5 mil pessoas somente nos meses de março, abril e maio de 2010.
5ªRPM: A peça já foi premiada?

Eduardo Ribas: O Grupo já recebeu diversos prêmios de entidades civis e militares como a Medalha Brigadeiro Tobias, a maior condecoração da Polícia Militar de São Paulo, além das Medalhas Sesquicentenário da PM paranaense e Centenário do Centro Médico. Em festivais de teatro, premios de melhor texto, direção e ator.
5ªRPM: Conta um pouco sonbre a peça?
Eduardo Ribas: Alvorada para a Vida narra a história de um jovem, que desde a infância sempre quis ser Policial Militar. Infelizmente, ao ingressar na corporação, sente o preconceito das pessoas pela sua escolha profissional, até mesmo dentro de sua própria casa, mas não desiste dos seus sonhos.

Um comentário:

Patrícia Gonçalves disse...

Oi Meu nome é Patrícia Gonçalves, sou fotografa e também irmã de Policial, Sou do estado de São Paulo e tive a honra de fotografar este espetaculo
Maravilhoso
Gostei tanto que assisti a peça 5 vezes
E acompanhei toda essa história dentro da minha casa
Pois Acompanhamos toda a formação de meu irmão,e trabalho e sabemos o quanto é importante
É gratificante vê a forma como é retradatada nesta peça ,a vida do Policial Militar
O Grupo Anima está de Parabéns
Parabéns Edu Ribas ,pelo excelente trabalho.