quarta-feira, 9 de junho de 2010

PMMG COMEMORA 235 ANOS



Diversas autoridades civis e militares e pessoas da comunidade uberabense e região prestigiaram a solenidade comemorativa aos 235 anos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira, no pátio externo do 4º BPM. Neste 9 de junho, a Polícia Militar Mineira, cuja origens remontam ao ano de 1775, comemora a data da criação da mais antiga fração de tropa paga do Estado, destinada à atividade de segurança pública. O evento foi presidido pelo Comandante da 5ª Região da Polícia Militar, Coronel Flávio Aparecido Romualdo de Aquino.




Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, militares da área de abrangência da 5ª RPM receberam o Diploma de Destaque Profissional, entre eles, na Modalidade Administrativa, o Tenente Aldo César de Freitas Carneiros e o Soldado Luiz Antônio Novais de Oliveira Junior; na Modalidade Motorista Padrão, o Soldado Rodrigo Alves Ferreira dos Santos; pelo 4º Batalhão, na Modalidade Administrativa, o Sargento Wesley Jarquel Silveira Dantas; na Modalidade Operacional, o Tenente Márcio José Cândido Santos Alves, e na modalidade Motorista Padrão, o Cabo Alexandre de Oliveira. Pelo Colégio Tiradentes, em Uberaba, a Professora Fátima Elias Nogueira, a funcionária Idarlene Martins de Morais Batista e o aluno Maurício Dominici Filho, do 3º Ano do Ensino Médio, foram homenageados.





Na sequência, aconteceu a entrega das Medalhas Coronel Fulgêncio de Souza Santos e Dever Cumprido, em homenagem ao Dia do Pessoal da Reserva e Reformados. Após o pronunciamento do Presidente do Núcleo da União dos Militares, em Uberaba, Capitão José Ronaldo Campos, o Comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel João Lunardi, recebeu a Medalha Cel. Fulgêncio de Souza Santos – Grau Bronze, enquanto o Coronel QOR Hélio Nogueira e Cabo QPR Bento de Morais, foram agraciados com a Medalha Dever Cumprido.





Com a Medalha de Mérito Profissional foram homenageados: Major Márcio Constâncio da Silva; os Tenentes Luiz Donizetti Rodrigues Borges e Reginaldo Corrêa Silva, e os Sargentos Edson Braz dos Santos e João Evangelista Alves Moreira.





A mais alta Comenda da Polícia Militar de Minas Gerais, a Medalha Alferes Tiradentes, criada com o objetivo de distinguir as personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à corporação, foi entregue para o Promotor de Justiça Carlos Alberto Valera; Capitães Levindo Augusto Vieira e Carlos Eugênio Ribeiro Parolini; Tenente Rodrigo Wolf Luz; Sub Tenente Jorgina D’arc Martins; e Sargentos Ana Maria de Oliveira Tavares, Joaquim Fernandes de Araújo, Marivam Anderson Fernandes, José Antônio Diniz e Wilson Vicente da Costa.





Todos os homenageados foram brindados com a execução do “Toque da Vitória” por músicos manuseando Clarins trazidos de Belo Horizonte especialmente para o evento.






Durante discurso, o Comandante Regional, Coronel Aquino, destacou os 235 anos da PMMG promovendo a história de uma comunidade que sempre se marcou no cenário brasileiro – a Comunidade Mineira. Disse que ser encarregado de aplicar a Lei neste Estado e ser reconhecido como Patrimônio do Povo Mineiro é um privilégio para qualquer um dos policiais militares. Enfatizou a redução nos índices de criminalidade nos últimos três anos em todas as cidades da área de abrangência da 5ª RPM, acrescentando que o trabalho é contínuo para a manutenção da ordem pública. Finalizando, Coronel Aquino reafirmou que, com os projetos que já estão em andamento, além de outros que virão, e contando com o apoio da comunidade, dos demais órgãos do sistema de defesa social e do executivo municipal, a nossa região será o “melhor lugar para se viver no Estado”.




Encerrando a solenidade, a tropa formada desfilou em homenagem a mais alta autoridade militar presente, homenageados, convidados e público em geral.

Nenhum comentário: