terça-feira, 25 de outubro de 2011

UBERABA É A PRIMEIRA CIDADE A TER CADASTRO DE CELULARES.


FONTE ACIU


Aconteceu no auditório da ACIU a apresentação do programa Celular Seguro. A 5ª região da Polícia Militar de Minas Gerais que é sediada em Uberaba mostrou como irá funcionar o cadastramento de celulares que vai ajudar a combater o roubo dos aparelhos eletrônicos.Todo aparelho celular possui um IMEI que é um número único de registro, assim como acontecem com os chassis dos veículos.


Ao perder o celular, ou a ter o mesmo roubado, a pessoa deve procurar um posto policial para registrar o seu boletim de ocorrência e informar ao cadastro de celulares a condição atual. Caso em alguma abordagem policial seja encontrado o celular roubado ou perdido, a pessoa será indiciada por roubo ou receptação, e o aparelho conduzido ao seu proprietário legal.


Empresários e imprensa também conheceram a plataforma que irá rodar o sistema do Celular Seguro, denominada Agentto. Essa plataforma está disponível para smartphones e computadores e usará celulares para levar segurança aos seus usuários. Por meio do Agentto os usuários poderão construir uma rede confiável de amigos que são pessoas mais próximas como familiares e amigos mais íntimos.


Com essa aplicação em rede social, a pessoa poderá pedir ajuda em situações de perigo, como roubo, assalto ou acidentes. Quem está conectado nesta rede confiável recebe o pedido de ajuda com uma URL e senha e poderá acionar serviços públicos como Polícia, Bombeiros, SAMU e outros. Ao acessar o endereço disponibilizado na URL, a Polícia ou outro serviço público poderá acessar em tempo real a localização de quem está perigo e enviar uma viatura e ajuda de acordo com cada necessidade.


Em lugares em que o usuário se sentir inseguro, ele pode ativar um modo denominado alerta. Com esse modo, a pessoa não precisará nem mesmo encostar no celular. Apenas por ruídos (gritos de assaltantes por exemplo, ou a pronúncia de uma simples palavra como socorro) faz automaticamente o celular disparar o pedido de ajuda. Além de ruídos, a aplicação também tem sensor de quedas, e ao detectar que o celular foi arremessado ou jogado no chão também dispara o pedido de socorro.


O Agentto transforma qualquer smartphone das plataformas Android, iPhone e Windows Phone com acesso a internet em uma central de alarmes. Se com apenas 40 câmeras no centro da cidade já existe uma queda considerável em crimes, imagine 10% da população utilizando um sistema como que transforma o celular numa câmera de registro para a sociedade.


Para ter o Agentto, basta acessar o www.agentto.com e entrar para a lista de espera. Por se tratar de uma versão Beta, apenas convidados poderão participar. Nessa primeira fase, os convites estão sendo liberados em até 48 horas. O Agentto é uma solução criada pela Invit Negócios Inovadores, empresa de tecnologia de Uberlândia que está no mercado há 16 anos.


O presidente da (Aciu), Karim Abud Mauad, disse que esta ferramenta, veio para somar com os empresários, “espero que nós tenhamos dado o recado e que conseguimos contribuir com toda a sociedade uberabense.”

Sérgio Paim, que idealizou o Agentto falou sobre a importância da aplicação para a sociedade. “O Agentto é um instrumento para que a sociedade se organize em defesa de seus interesses”. “Uberaba é a primeira cidade do Brasil a fechar uma parceria com o Agentto. O piloto do projeto logo deve despertar o interesse de outras cidades no Brasil” finalizou Paim.

Nenhum comentário: