quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CORONEL AQUINO AVALIA A CRIAÇÃO DE OUTRO BATALHÃO NA CIDADE DE UBERABA


No entanto, ele ressaltou que apesar de necessário, esta não deve ser a única medida de combate a criminalidade

Avaliando com necessário e viável a criação de outro Batalhão da Polícia Militar em Uberaba, o Comandante da 5ª RPMG, Flávio Aparecido Romualdo Aquino, participou hoje (04) de sessão plenária na Câmara Municipal. Aquino atendeu convite dos vereadores Cléber Cabeludo e João Gilberto Ripposati. Ao justificar o convite, o vereador Cléber afirmou que considera a PM mineira a melhor do País, mas que infelizmente, Uberaba cresceu e com ela os índices de criminalidade. “Acredito que temos que tomar medidas para combater o crime e uma de nossas ideias é a criação de um mais batalhão em Uberaba. Mas entendemos que o Aquino é quem pode nos orientar em relação à viabilidade técnica e a necessidade desta iniciativa”, destacou.
Cléber também lembrou que a cidade mineira de Governador Valadares, com 260 mil habitantes, já tem dois batalhões. O vereador Ripposati, destacou o desenvolvimento de Uberaba. Para ele, com o crescimento da cidade através do projeto Minha Casa, Minha Vida, bem como a abertura de novas empresas, a insegurança aumentou, o que poderia ser minimizado com um aumento do efetivo da PM, inclusive com a criação de um novo batalhão.
Atento ao posicionamento do parlamentares, o comandante Aquino lembrou que nos últimos três anos o efetivo tem reduzido, no entanto, o batalhão tem buscado a eficiência no cumprimento do dever. Ele revelou que foi criada para Uberaba, a Companhia de Missões Especiais, mas que esta ainda não foi implantada devido a questões estruturais. Segundo o comandante, com sua mudança para o prédio da RISP, a imóvel da Rua Capitão Domingos será destinado à companhia, que entre outras composições poderá ter um grupo de cavalaria montada.
“Esta será uma ação importante. Eu não sou de excluir e sim de expandir. Esta companhia é mais uma ação em prol da segurança, assim como a vinda de mais um batalhão, que é viável e seria eficaz, mas não é a única ação que devemos implementar”, destacou, lembrando que para a implantação de um novo batalhão será necessário um planejamento táctico, técnico e também político.
Objetivando levar a discussão adiante, os vereadores solicitaram ao comandante, que prepare um levantamento técnico, inclusive destacando a área geográfica para criação do segundo batalhão, para que politicamente o Legislativo, junto com o Executivo possam fazer a sua parte, visto que o projeto deverá ser apresentado ao Governo de Minas, já com a contrapartida do município para sua efetivação.
Aproveitando a presença do comandante em plenário, os vereadores fizeram diversos questionamentos e solicitaram uma série de medidas no sentido de aumentar o policiamento na cidade. Ripposati e o vereador Marcelo Borjão, reivindicaram mais policiamento para a zona rural, inclusive com a criação de postos policiais em Santa Fé e Capelinha do Barreiro.
O vereador Luiz Dutra, solicitou a construção de uma guarita na praça Henrique Krugger, para garantir a presença policial nas proximidades das agências bancárias, dando mais segurança para a população. Os vereadores Jorge Ferreira e José Severino, pediram a presença mais ostensiva da polícia em bairros periféricos. O vereador Almir Silva, voltou a cobrar agilidade na implantação do projeto Olho Vivo, que se arrasta a mais de três anos. “Sei que o comandante trabalha por este projeto então peço que mantenha sua cobrança junto ao governo do Estado, pois Uberaba precisa desta ação de segurança pública”, destacou.
Os vereadores Tony Carlos e Itamar Ribeiro de Rezende, parabenizaram Aquino pelo comando da PM Uberabense e também pediram mais policiais nas AISP’s. O vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin, se colocou a disposição do batalhão. “Sempre trabalhei como parceiro e pretendo dar continuidade a este trabalho quando estiver na Assembléia. Coloco-me a disposição para ser voz do batalhão, junto ao governo e reforço meu apoio a PEC 300, que trata do reajuste para os policiais do País”, disse.
Aquino agradeceu o apoio dos vereadores e também afirmou que irá estudar as solicitações com o objetivo de atender o que for possível. Ele reforçou que as AISP’s, bem como a proximidade de duas corporações como a PM e a Polícia Civil, foi um desconforto no início, mas com certeza se mostrou uma ação sem volta e necessária, pois marca a presença das policiais na comunidade. O comandante também garantiu que dará continuidade a projetos como a Rede Solidária de Vizinhos, bem como o Proerd, que segundo ele, tem obtidos resultados positivos.
“Fico satisfeito em ver os vereadores unidos em prol da segurança e pretendo fazer este levantamento em relação ao segundo batalhão, mas volto a reforçar que o Poder Público Municipal deverá dar a sua contribuição. Em 29 anos de trabalho, nunca vi um Governo de Estado e Municipal investirem tanto em segurança, por isso acredito que teremos resultados positivos no combate a criminalidade”, finalizou.

Um comentário:

GAC disse...

Excelente essa idéia. Sou SD formado da turma de 2009 e desde os meus estágios durante o curso percebi que eram necessárias novas medidas de segurança na cidade de Uberaba. Sempre dizia que Uberaba precisa de mais um Batalhão, embora isto não vá resolver os problemas da segurança pública, mas quem sabe abrirá os olhos do Estado para a percepção da falta de efetivo e de como nós precisamos nos desdobrar para concluir nossos trabalhos com excelência em prol da segurança de tão nobres cidadãos do nosso estado mineiro. Isso é bem mais claro nos destacamentos e sub-destacamentos onde nossos companheiros se empenham em dobro, para não dizer em triplo, ao realizarem feitos que são simples nos grandes centros onde temos maiores recursos.

Deixo aqui minhas congratulações à iniciativa do Nosso COMANDANTE, Cel Aquino e aos vereadores.

Fico muito feliz em ver o progresso do sistema policial se encaminhar para um desenvolvimento melhor.

Sd Gabriel.