quarta-feira, 3 de novembro de 2010

GRS REALIZA PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAIS


A 5ª Gerência Regional de Saúde da Polícia Militar de Minas Gerais, sob a Coordenação da Tenente Luciana Melo, iniciou um programa, no mês de Outubro, de prevenção de doenças bucais.
O programa apresenta duas fases, a primeira é a realização de palestras ministradas por um professor de Patologia Bucal da UNIUBE, Dr Marcelo Sivieri, a fim de conscientizar o público quanto a importância do auto exame da região de boca e face para a prevenção de doenças, pois sendo detectadas no início podem apresentar chances de cura sem maiores seqüelas.
Após as palestras os participantes são convidados a comparecerem na SAS para a avaliação sob a supervisão de outro professor de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da UNIUBE, Doutor Paulo Roberto. Se forem detectadas algumas lesões durante os exames o paciente receberá o tratamento devido ou será encaminhado segundo sua necessidade.
Os participantes estão sendo conscientizados quanto a importância desse projeto, pois qualquer tipo de doença é mais facilmente tratada se for descoberta precocemente, por isso, a realização de um auto-exame de boca nos permite detectar qualquer anormalidade que nela apareça, prevenindo o desenvolvimento de alguns tipos de lesões como, por exemplo, o câncer. Através desse auto-exame deve-se observar alterações de mucosa quanto a forma, cor, textura e lesões que não cicatrizaram em menos de duas semanas.
Portanto, este será um programa continuado sob parceria com a UNIUBE visando a busca da melhora da qualidade de vida do nosso público pois a prevenção é a melhor forma de mantermos a nossa saúde. O programa está sendo realizado com os militares da ativa e reformados e abrangerá também, num segundo momento, os dependentes.



Nenhum comentário: