quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

“MULHERES DA PAZ” REALIZA AULA INAUGURAL


Criado no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), o Projeto “Mulheres da Paz” realizou a aula inaugural, na última segunda-feira (21), na 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). A solenidade contou com as participações do Comandante da 5ª RPM Laércio dos Reis Gomes, prefeito Anderson Adauto, do Consultor do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania para o interior de Minas Gerais (Pronasci), representando o Ministério da Justiça, Narciso Fernandes e demais autoridades do município, Polícia Militar, Civil, Bombeiros e do Senac.

No evento, o Cel Laércio relatou sua felicidade em receber no auditório da 5ª RISP a aula inaugural do projeto “Mulheres da Paz”. Ele frisou sobre a importância do projeto no contexto da Segurança Pública, e da imensa contribuição destas mulheres na construção da paz social.

O Consultor do Pronasci, Narciso Fernandes, ponderou que o projeto reconhece que a segurança pública também precisa ser tratada pelo município. Para ele, projetos como esses têm como grande objetivo dar poder às comunidades, para que atuem na redução da violência.

Na capacitação serão abordados temas como: Direitos Humanos, resolução de conflitos, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, Auto Estima, Ações do Pronasci e informações sobre os programas e projetos sociais do município. “O foco da capacitação é formalizar as Mulheres da Paz como representantes da comunidade junto ao Poder Público, de forma que elas conheçam a realidade do município e levem as necessidades dos seus bairros para as autoridades competentes buscarem as soluções”, explicou a coordenadora.

“Mulheres da Paz” foi lançado no país em 2008 e desde então tem capacitado mulheres para atuarem como mediadoras sociais na prevenção da violência e criminalidade junto aos adolescentes e jovens. Em Minas Gerais, Uberaba é o terceiro município a implantar o projeto. A região metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia e Contagem lançaram e implantaram o projeto no início de 2010.



Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Gostaria de compartilhar esse lindo poema de Brunna Paese.

SER MULHER

Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,
É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto
Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.

Ah, as mulheres!
Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

Mulheres cuidam de feridas e feridos
E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,
Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo
E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.

- Brunna Paese -