segunda-feira, 18 de abril de 2011

COMANDANTE É ENTREVISTADO PELO JORNAL DE UBERABA


Luciana Rodrigues


De família humilde, o comandante da 5ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública), coronel Laércio dos Reis Gomes, aprendeu com os seus pais que esforços e dedicação seriam o caminho certo para obter sucesso profissional durante os 25 anos de vida militar. “Sou natural de Formiga (MG), e mesmo meu pai sendo transportador de leite da Nestlé, ele sempre exigiu muito de mim e de meus irmãos, tanto é que mesmo estudando em escola pública no período da manhã, ajudava o seu pai no trabalho”, conta.

O comandante revelou que antes de terminar o segundo grau, ele passou no concurso para o curso de Formação de Oficiais (CFO), com apenas 18 anos. “Com 20 anos de idade, eu já estava formado. Muito novo, precocemente eu me vi obrigado a assumir muitas responsabilidades. Ser oficial da Polícia Militar é uma tarefa difícil e nós, integrantes da segurança pública, sabemos o quanto é difícil e exigente a nossa profissão”, afirma.

O coronel revelou que sempre foi muito dedicado e por isso suas promoções foram rápidas. “Sempre estudei em escola pública, sempre consegui ótimos resultados graças ao meu esforço e dedicação. Eu fiz curso de Direito na Universidade Pontifícia Católica, em Belo Horizonte (MG). Passei para o concurso de piloto na Polícia Militar, que é muito disputado. Ou seja, minhas vitórias foram concomitantes”, ressalta.

Experiências aéreas - O comandante conta que desde 1996, quando começou a sua carreira na aviação, seu trabalho majoritário foi na segurança pública, chegando até o final do ano passado, o comandante do grupamento aéreo. “Nestes 25 anos em Belo Horizonte (MG), eu tive ótimas experiências profissionais, muitos desafios e dificuldades em ocorrências policiais e na gestão de pessoal, porque é muito difícil trabalhar com profissionais dessa área que estão sujeitos a vários estresses devido à responsabilidade do trabalho”, conta.

O comandante revelou que teve oportunidade de voar a outros estados da federação a trabalho. “Eu viajei a trabalho pela PM para vários municípios do interior com operações complexas, como por exemplo, conflitos agrários e rebeliões em presídios. Eu também tive oportunidade de viajar para várias outras federações, a pedido da Polícia Militar. Eu fiquei 16 dias em Altamira, na região do Pará, em operação conjunta com o Ibama e fui para o estado de Pernambuco, entre outras oportunidades de aprendizado nestes 25 anos de vida militar e 43 anos de vida, que culminaram neste momento de ser promovido a coronel da 5ª RPM”, explica.
O comandante disse que pode parecer demagogia, mas o ser humano precisa encarar as dificuldades e desafios para crescer e jamais como uma forma de desestímulo profissional ou pessoal. “Desde novo, mesmo com tantas dificuldades e desafios, eu sempre aproveitei para crescer cada vez mais. Hoje, como coronel da 5ª RPM, aparecem todos os dias dificuldades e tenho que buscar soluções para garantir segurança para os integrantes da Polícia Militar e comunidade uberabense”, declara.

Família – Eu tenho um tio militar, que atualmente é reformado, e acredito que ele tenha sido minha referência para a carreira militar, porque sempre o admirei muito. A esposa atual, como também é militar, não tem nenhuma intranquilidade quando saio para as operações militares. “Como sou de família muito humilde, os meus pais ficaram orgulhosos da minha opção profissional. Ainda cadete, eles se emocionaram bastante e guardo a tristeza de minha mãe ter falecido há dois anos. O meu pai tem muito orgulho, porque o filho dele foi piloto e atualmente é coronel. Uma coisa que eu sempre recordo é que minha mãe, por incrível que pareça, não tinha medo da minha vida militar, mas muito receio da atividade aérea” finaliza.

Nenhum comentário: