terça-feira, 26 de abril de 2011

COMANDANTE LAÉRCIO NA CÂMARA MUNICIPAL



Durante a sessão plenária de hoje (26), os vereadores receberam na Câmara Municipal, o Coronel Laércio dos Reis Gomes, comandante do 5º RPM. Preocupados com os índices de criminalidade os vereadores solicitaram mais policiais nas ruas e ações preventivas, questionaram a implantação de um segundo batalhão e da polícia montada, bem como a ampliação de projetos como a Rede de Vizinhos Protegidos e também os voltados para o combate às drogas.
Atento a todas as reivindicações e sugestões, o comandante garantiu aos vereadores que dentro dos próximos dias, Uberaba poderá contar com, aproximadamente, 40 novos policiais, sendo que até julho deste ano, 30 novas viaturas chegarão à cidade. Ele avaliou que um dos principais incentivadores da criminalidade são as drogas e que a entrada dos entorpecentes na cidade acontece, geralmente, através das rodovias federais, que está sob a jurisdição da Polícia Rodoviária Federal. Neste sentido, explicou ele, está sendo preparado um trabalho em conjunto visando minimizar este problema, inibindo a entrada de drogas nas fronteiras do Estado. Outras ações de combate às drogas, segundo ele, são os projetos desenvolvidos pela PM como, Proerd, Jovens Construindo Cidadania e o Meninos Seguros, todos prevendo o fortalecimento familiar.
Especificamente em Uberaba, Laércio afirmou que a Polícia Militar tem sido atuante e que a queda nos índices de criminalidade demonstra isso. “Estes índices são mecanismos de controle que demonstram que estamos com números que são de cinco anos atrás. Mas nossa meta é de nove anos atrás, ou seja, buscamos retroagir no número de crimes”, explicou.
Sobre a integração das policiais, o comandante lembrou que ainda existem problemas, mas que o resultado tem sido positivo e que está caminhando bem. Laércio revelou também que irá reativar o Pelotão de Trânsito. Os vereadores pediram que as blitz fossem em primeiro lugar orientativas. “Em um primeiro momento, explicou o comandante, o pelotão terá um caráter educativo e preventivo, no sentido de melhorar o trânsito da cidade, principalmente onde o número de acidentes é significativo. Questões como o uso de cinto de segurança, uso de cadeirinhas para crianças e proibição de falar em celular serão verificados com rigor.
Outra expectativa do comandante, diz respeito à implantação do projeto Olho Vivo, de vídeo monitoramento. Ele explicou que serão investidos R$ 8 milhões, sendo ainda, R$ 800 mil de manutenção. Uma reivindicação dos vereadores, diz respeito a polícia montada que segundo ele está sendo viabilizada, inclusive, alguns dos novos policiais serão aptos para exercer esta tarefa. A polícia montada ocupará espaço junto com a Companhia de Missões Especiais, na antiga sede do 5º RPM, na rua Capitão Domingos.
Um fato pontuado pelos vereadores e também pelo comandante diz respeito às Leis Penais, que segundo eles, são extremamente brandas e benevolentes com os bandidos. O comandante lembrou que, muitas vezes, prendem o mesmo bandido dez vezes e ele acaba solto devido à legislação existente.
Sobre o projeto Rede de Vizinhos Protegidos, cobrança do vereador João Gilberto Ripposati e também de Samuel Pereira, o comandante explicou que está sendo implementado. Ele garantiu ainda que as reclamações em torno da demora no atendimento das ocorrências serão averiguadas. Ele ressaltou também que outras ações estão sendo viabilizadas darão mais segurança a população, visto que a presença da PM nas ruas será ampliada. Sobre a possibilidade de um 2º Batalhão em Uberaba, o comandante Laércio explicou que ainda não viu nenhum estudo neste sentido, mas que vê com reservas, haja vista que, no seu entendimento, é preciso gastar com aumento no efetivo, mais equipamentos de trabalho e não com abertura de estrutura e deslocamento de efetivo para quadros administrativos.



Sobre o policiamento aéreo ele avaliou que, pelos próximos anos, não vê a possibilidade de a cidade contar com um helicóptero. Ele lembra que no estado de São Paulo, são vinte aeronaves e em Minas Gerais, apenas sete para cobrir todo o Estado. Para ter um helicóptero em Uberaba, disse ele, precisaria de 15 policiais especialmente treinados para manutenção, voou entre outras, além de estrutura física como hangar, o que necessitaria de um investimento alto e constante. No término da sessão, o comandante Laércio agradeceu a receptividade os vereadores e se colocou a disposição para sanar dúvidas e receber sugestões.



Nenhum comentário: