sexta-feira, 6 de maio de 2011

LOBO-GUARÁ ATROPELADO EM CAMPO FLORIDO

Um lobo-guará jovem (de aproximadamente 2 anos), macho, 20kg, foi encontrado numa fazenda no município de Campo Florido (MG), situado na região do Triângulo Mineiro. O animal foi encontrado numa mata ciliar próximo a rodovia BR 262, com sangramento e com uma das patas fraturada. O lobo foi

recolhido pelos militares da 5ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, sendo conduzido para o hospital Veterinário de Uberaba.

Foram realizados exames complementares (radiografia, hemograma, exame de fezes e urina) e constatou-se grave fratura na pata esquerda.

Possivelmente o animal foi atropelado e devido a dificuldade de locomover, o lobo parou de caçar, o que deixou cada vez mais fraco até não conseguir mais se levantar.

O animal foi encaminhado para o Setor de Quarentena do Zoológico de Uberaba, para observação e tratamento medicamentoso. Ainda não é possível prever se o animal, mesmo após a melhora e com a reparação irregular do osso, será reintroduzido no ambiente novamente. Precisamos aguardar sua recuperação. O lobo-guará estava sendo medicado pelo estagiário de veterinário Rafael Ferraz no bosque Jacarandá, onde exibiu a radiografia da fratura do animal. Disse também que em breve ele será solto no seu habitat natural


Nenhum comentário: