segunda-feira, 23 de maio de 2011

UFTM E PMMG ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA







O Coronel PM Laércio dos Reis Gomes e o Reitor Virmondes Rodrigues Junior, assinaram Termo de Coooperação Técnica celebrado entre a UFTM e a Polícia Militar de Minas Gerais, na tarde de 23 de maio.



A assinatura aconteceu na sede da 5ª Risp, em Uberaba, às 14h30. Compuseram a mesa de honra, coronel Laércio, o reitor Virmondes, o juiz de direito Daniel César Botto Collaço e a delegada-chefe do departamento da Polícia Civil, Maria de Lourdes Camille.

Com objetivo de implementar ações de cooperação no âmbito de estudos, pesquisas e intervenções entre a Universidade e a PMMG, a cooperação visa à criação de uma rede de apoio técnico-científico permanente, consubstanciada no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Violência.



Explicita o Termo que a Universidade contribuirá com docentes e acadêmicos de graduação e pós-graduação, e a PMMG disponibilizará informações e condições técnicas para a realização de pesquisas.
Cooperação

Em fala ao público, reitor Virmondes Rodrigues Junior afirmou que a assinatura do termo formaliza o trabalho de cooperação entre UFTM e Polícia Militar, fomentando a possibilidade de estabelecer estudos sobre a violência.



“Somar competências é uma solução inteligente para o combate à violência. Por meio de iniciativas como essa é possível para a Universidade formar profissionais cidadãos, engajados com a construção de uma sociedade melhor”, salientou.



O coronel da 5ª Risp, por sua vez, destacou que o olhar acadêmico contribui para a análise do campo de pesquisas. “A contribuição da UFTM é registrada no sentido de somar esforços para construção social justa com foco nas necessidades de segurança da sociedade”, expôs.
Pesquisa



As pesquisas conterão caráter interdisciplinar por serem abertas a docentes de diversos cursos, e enfocarão as diversas manifestações de violência no município de Uberaba. Os estudos resultarão em pareceres técnicos sobre as medidas necessárias para o enfrentamento da violência, atendendo à demanda da PMMG por sugestões embasadas de ação.



Professora responsável pelo Núcleo, Daniela Tavares Gontijo relata que o projeto conta, inicialmente, com três docentes de Terapia Ocupacional, dois de Serviço Social, um de Educação Física, um de Física, um de Psicologia e um de Medicina Social.



“O projeto, a partir da oficialização da cooperação, se abre para outros professores interessados a trabalhar como pesquisadores, e será útil para discentes interessados em iniciação científica, bem como desenvolvimentos de trabalhos de conclusão de curso. Futuramente, o Núcleo também promoverá atividades de extensão universitária”, Daniela sintetiza.

Nenhum comentário: