sábado, 26 de novembro de 2011

102 ANOS DE BATALHÃO


O 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) comemorou 102 anos de fundação. A solenidade de comemoração contou com as presenças do comandante 5ª Região de Polícia Militar (5ª RPM) Laércio dos Reis Gomes, 4º BPM, tenente-coronel PM Ney Sávio de Oliveira, da 5ª Companhia Independente de Meio Ambiente, Major Márcio Constâncio.

Na cerimônia, o 4º BPM prestou homenagem aos militares mais antigos da Unidade com a entrega da “Medalha do Centenário da Unidade”, outros militares foram agraciados com Diplomas de Destaque Operacional Administrativo e Motorista Padrão.

No momento também foi comemorado o aniversário de cinco anos de instalação da 5ª Companhia Independente de Meio Ambiente comemorado no dia 28 de novembro.

A comemoração do aniversário do Batalhão e da Companhia foi presidida pelos comandantes da 5ª Região, Coronel Laércio, do 4º Batalhão tenente-coronel Ney Sávio, e comandante da 5ª Companhia, Major Constâncio. Ao final, a tropa representativa encerrou a solenidade desfilando em continência aos homenageados e convidados.




Histórico – A cidade de Uberaba até 1898 foi sede do então, 2º Batalhão da Brigada do Exército Brasileiro, de onde tempos depois, segundo determinação do Governo do Estado de Minas Gerais, foi transferido para a cidade de Belo Horizonte, rebaixando Uberaba para um simples destacamento. A cidade de Uberaba anos mais tarde, recebeu, no dia 25 de novembro, o 4º Batalhão da Brigada Policial. Durante os anos a Unidade recebeu vários nomes, até ser definitivamente denominado 4º Batalhão da Polícia Militar.

O 4º BPM possui três sedes em diferentes locais, vindo a última a ser construída no bairro Fabrício após um acordo com a Prefeitura de Uberaba. No dia 14 de julho de 1940, a tropa foi recebida com grande festa no bairro Fabrício, havendo desfile com os soldados por toda cidade até chegar na sede do quartel. Atualmente o 4º Batalhão atende a sete cidades da região.



Nenhum comentário: