sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UM MERCADO DE CARA NOVA

PINTURA E REESTRUTURAÇÃO DO MERCADO - UMA AÇÃO PROPOSTA PELA PM






MERCADO ANTES









MERCADO DEPOIS









ENTREVISTA COM UM PERMISSIONÁRIO QUE, DIANTE DAS AÇÕES DE REESTRUTURAÇÃO, OPTOU POR REFORMAR SEU ESPAÇO E CRIAR UMA NOVA LOJA SURPREENDENTE.


As ações em rede, bem como o associativismo podem resolver problemas setorizados. Assim aconteceu com o MERCADO MUNICIPAL DE UBERABA. Depois de uma solicitação, pelos permissionários e empresários locais, a Polícia Militar, através do Núcleo dos Pensadores pela paz estudou os fenômenos que levavam ao processo ininterrupto de mendicância local. Durante os estudos, diversas filmagens e fotografias foram feitas. Nelas pudemos constatar que a iluminação estava sendo tampada pelas árvores e arbustos, o mercado estava com a pintura deteriorada e o lixo era mal gerenciado em caçambas que ficavam expostas a reboque do incentivo a mendicância. O Núcleo dos Pensadores pela paz propôs uma série de reuniões onde emergiu a campanha "NÃO DÊ ESMOLA, DÊ ESPERANÇA". A partir de então foram feitas as demonstrações de ambiente claustro. A Prefeitura abraçou a causa, bem como os Permissionários que passaram a dar o exemplo. A UFTM pintou a fachada local e os empresários investiram na reforma de seus estabelecimentos. O nosso entrevistado Sr. Edney, da Banca do Edson, foi um dos pioneiros no processo de reestruturação e, neste sábado, dia 26/11, inaugura uma luxuosa loja no Mercado Municipal. "A Polícia melhorou a segurança, e nos incentivou na reorganização local" disse o entrevistado empolgado com o novo cenário que se descortina. O Mercado Municipal é um dos principais pontos turísticos de Uberaba. Merece uma atenção especial disse o empresário Dinaro do Cozinha D'Ouro que enalteceu a participação da Polícia Militar no processo.

E é assim que a Polícia Militar vem promovendo a paz. Através do processo de reestruturação de espaços, bem como da montagem de redes de proteção, células territoriais estão sendo revitalizadas e direcionadas para o associativismo.


"Não há espaço para o crime, quando há união de esforços sem vaidade" disse o Coronel Aquino, Comandante da 5ª RPM e responsável pela criação do Núcleo dos Pensadores pela paz.


A Prefeitura foi uma grande parceira do projeto e, desde o início dos estudos, contribuiu e promoveu diversas atividades de limpeza, pintura e organização, além da assistência social no trato da mendicância.


UM MERCADO DE CARA NOVA


UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA


Nenhum comentário: