sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA 5ª RPM COORDENA PLANO DE EMÊRGENCIA


O Chefe do Estado-Maior da 5ª RPM, Major Paulo Dias, vem se esforçando para apresentar o Plano de Emergência Pluviométrica da cidade de Uberaba. Para isso, está coordenando as ações dos demais órgãos públicos – Federal, Estadual e Municipal, no sentido de potencializar as ações preventivas, socorristas e reparadoras necessárias, antes, durante e depois da crise.

Basicamente, o plano visa orientar a população sobre os locais de risco e que devem ser evitados durante a ocorrência de tempestades. “Para melhor nos protegermos devemos entender bem como funcionará os níveis de alertas”, afirma o Coordenador, explicando que o primeiro alerta vem com a previsão antecipada (mais ou menos três dias) de temporais na região de Uberaba.

Os jornais, rádios e canais de televisões alertarão a população sobre a possibilidade de temporais para a semana. “Confirmada a previsão com vinte e quatro horas de antecedência, o segundo alerta é disparado, alertando a população sobre a real possibilidade de temporais e indicarão providências a serem adotadas pelos moradores, como evitar os locais de risco, procurarem abrigos e pontos mais elevados da cidade e outras providências subseqüentes, como o isolamento do trânsito nos locais de risco durante os temporais”, acrescenta.

Com a chegada do temporal, o terceiro alerta será disparado. Sirenes serão acionadas alertando a população da chegada do temporal. “E então, ações de defesa civil serão desencadeadas na cidade, e os locais de risco terão o trânsito interditado até o escoamento total da água bem como a reparação dos danos que por ventura ocorram nas vias”, encerra.

Nenhum comentário: