quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CORONEL SANT’ ANA JÁ É O NOVO COMANDANTE-GERAL DA PMMG

JORNALISTAS MÁRCIA CÂNDIDO E ALEXANDRE FRANÇA)


Governador Antonio Anastasia presidiu, na manhã desta quinta-feira, dia 26, na Academia de Polícia Militar, a solenidade de transmissão do cargo de comandante-geral da Polícia Militar, do Coronel Renato Vieira de Souza para o Cel Márcio Martins Sant´Ana, que estava à frente do Estado-Maior da Corporação. Também na mesma solenidade, o Cel Divino Pereira Brito, oriundo da Assessoria Institucional da Corporação, assumiu a chefia do Estado-Maior. A troca de comando ocorreu porque o Coronel Renato completou seu tempo de efetivo serviço à Corporação e solicitou, em novembro, sua transferência para o Quadro de Oficiais da Reserva, que ele mesmo define como “Reserva Altiva”.


Antonio Anastasia ressaltou a competência e a dedicação dos dois coronéis. Dirigindo-se ao Cel Sant`Ana, disse: “A exemplo de seus antecessores, o senhor terá não só o meu apoio, mas também um amigo nas horas de comemoração e de dificuldades”. Ao dirigir-se ao Coronel Brito, o governador fez considerações sobre o currículo do oficial e afirmou: “Tenho a certeza de que terá um desempenho positivo á frente desta Instituição”.

NOVO CHEM

Natural de Lassance, o Coronel Brito nasceu dia 13 de outubro de 61. É casado com Rosana Queiroz e tem dois filhos - Ígor e Gisele. Ingressou na PMMG em 82, como soldado do Corpo de Bombeiros, e ficou no Curso de Formação de Oficiais – CFO, entre 1982 e 1986, quando foi declarado Aspirante-a-Oficial. Serviu no 10º BPM (Montes Claros), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran-BH), no 5º BPM (BH), no Gabinete Militar (como chefe pessoal do governador) e na chefia da Assessoria Institucional. Foi assessor Militar na Assembléia Legislativa, auditor da PM e, novamente, atuou na Assessoria Institucional, como chefe do setor.


EMOÇÃO

Ao se despedir, o Cel Renato agradeceu ao governado do Estado, Antonio Anastasia, ao prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e ao senador Aécio Neves, pelo apoio que deles recebeu. Cumprimentou a “brilhante e competente equipe de homens e mulheres” que comandou e lembrou que a PM deu um salto de qualidade, recheado de inovações, que incluem progressão na carreira, educação profissional e valorização dos funcionários civis.



Enfatizou também os investimentos em serviços de saúde e previdência oferecidos aos policiais militares. O oficial destacou, ainda, a implantação do projeto Polícia e Cidadania e ressaltou as qualidades do sucessor: “Vou para casa me sentindo seguro, porque sei que vou deixar a Polícia Militar em boas mãos. As nomeações não poderiam ser mais acertadas”, enfatizou. E finalizou: “Levo comigo uma dívida impagável, com cada coronel. Dirigindo-se à tropa, o Cel Renato agradeceu a cada praça, oficial e funcionário civil, dizendo que será eternamente grato a todos.


NOVO COMANDO


O Cel Sant´Ana, por sua vez, rendeu homenagens às autoridades presentes, agradeceu o apoio e parceria recebidos, ressaltou a importância do sistema de Defesa Social, e destacou a presença de amigos e familiares como fator de singular importância para que sua jornada na Polícia Militar seja coroada de êxito.


Visivelmente emocionado, o Cel Sant´Ana destacou que fará o seu trabalho com dedicação, responsabilidade social, prestação de serviço à sociedade e dará continuidade ao que já vem sendo feito, “mas com um novo estilo de gestão”. Para isso, utilizará a vivência, de mais de 20 anos, que trouxe do interior do Estado, e o conhecimento adquirido em outras unidades da PM e na chefia do


Estado-Maior.

Com relação ao público interno, ele observou que sua experiência com a tropa, ao longo dos anos, será um importante suporte para desenvolver suas ações e manter o padrão de qualidade da Corporação. “Teremos muito trabalho e vamos cumprir, com retidão, os compromissos que nos forem delegados. Tudo será feito dentro das possibilidades, pensando sempre que somos uma coletividade.”

Para reforçar o conceito de integração, o novo comandante-geral adianta que pretende trabalhar priorizando o intercâmbio com diversos segmentos e fazer uma mesa de trabalho, onde a negociação e a tolerância sejam primordiais. “Tentarei fazer dessa mesa um local de compartilhamento de decisões, onde todos tenham seus papéis respeitados”, disse o oficial, acrescentando que “há uma tendência mundial, irreversível, de qualificação cada vez maior das polícias”.

O novo comandante-geral da PMMG garantiu, ainda, que a sua gestão será marcada, também, pelo combate à criminalidade, “por meio da prevenção e da repressão qualificadas, com apoio da Inteligência e união de esforços para o encontro de soluções”. Citou o Planejamento Estratégico da Corporação como um dos trunfos para promover a segurança e a tranquilidade nos 853 municípios e nos mais de 200 distritos mineiros que a PM está presente.




QUEM É O COMANDANTE


O Cel Márcio Martins Sant’Ana nasceu em Barbacena, em 27 de julho de 1962. É casado com Regina S. Sant’Ana, com quem tem dois filhos - Mariana e Gabriela. Ingressou na PMMG no dia 2 de fevereiro de 1981 e, em 84, foi declarado Aspirante-a-Oficial. Todas as promoções que recebeu foram por merecimento.


Tem curso de Especialização em Segurança Pública, no que é pós-graduado, em Lavras. Atuou no 9º BPM (Barbacena), no Gabinete Militar do Governador, na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Cedec, no Centro Administrativo de Pessoal da PM, no 20º BPM (Pouso Alegre), na 9ª Região de Polícia militar (Uberlândia) e na 6ª RPM (Lavras).


PRESENÇAS


Presente à solenidade de transmissão de posse, comissões do Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral, Ouvidoria Geral, Defensoria Pública, ex-comandantes-gerais e ex-chefes do Estado-Maior da PMMG, comandantes de unidades PM, oficiais da Reserva e reformados.


Representantes do governo do Estado, prefeitos, entre eles o de Belo Horizonte e o de Lavras, e entidades representativas da PM, como o Clube de Oficiais da PMMG – COPM, Associação de Praças da PM e BM - Aspra, Associação dos Oficiais da PMBM – AOPMBM, União de Militares de Minas Gerais - UMMG e Centro Social dos Cabos e Soldados – CSCS, além de familiares dos empossados.

Nenhum comentário: