quarta-feira, 18 de abril de 2012

MAIS DE 1000 PROPRIEDADES FORAM MAPEADAS PELA PM RURAL


Patrulha Rural já cadastrou mais de 1.000 propriedades rurais do município e região através do novo sistema de mapeamento via GPS o objetivo é cadastrar cerca de 5.000 pontos rurais. Na região de Uberaba foram registradas 170 ocorrências entre 2010 e 2011

O sistema de informações geográficas tem a finalidade de inibir as ações do crime organizado e de quadrilhas especializadas de roubo e outras modalidades que atentem contra a segurança pública. A medida inovadora atenderá a zona rural do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro Oeste do Estado.

No auditório da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) aconteceu um encontro com o comandante da 5ª Região de Polícia Militar (5ª RPM), Laércio dos Reis Gomes e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), Rivaldo Machado Borges.

Conforme o comandante Laércio que comanda 30 municípios com a implantação do sistema via GPS, o encontro teve como objetivo promover avaliações do trabalho que iniciou para melhorar o atendimento ao homem do campo referente a invasões de terras, furtos ou roubos. “Através de uma parceria com o SRU a aquisição de duas viaturas que foram agregadas a outras três existentes para que incrementássemos o patrulhamento rural através da Patrulha Rural. São duas viaturas Ford Ranger e três Mitsubish L 200 que já existiam. O objetivo é aumentar o número de viaturas e aumentar a nossa capacidade de trabalho. Além do patrulhamento rural, iniciamos um processo de mapeamento e georeferenciamento da área rural”, ressalta.

O comandante Laércio enfatiza que a Patrulha Rural cadastrou mais de 1.000 propriedades rurais e o objetivo e cadastrar cerca de 5.000 pontos da zona rural. “Através do encontro de ontem será possível promover estratégia com o intuito de garantir a segurança para o trabalhador rural”, salienta.

Segundo o presidente do SRU, Rivaldo Machado Borges, a zona rural está muita visada, pois Uberaba ficou no 8º lugar no Produto Interno Brubo (PIB) nacional, chamando a atenção do criminoso para invadir a zona rural. “Foi apresentado o trabalho que a PM fez, cadastrando mais de 1.000 propriedades rurais e distribuição de cartilha ‘Previna-se Contra o Crime’. É uma cartilha que foi elaborada pela PM orientando para a prevenção à criminalidade. “Essa parceria é muito importante, temos hoje três patrulhas do Sindicato em comodato com a Patrulha Rural, doamos dois GPS, três aparelhos celulares para coibir a ação dos criminosos”, diz.

Rivaldo informa que o produtor rural que se interessar no cadastro basta comparecer na 5ª Risp para preencher um questionário de cada propriedade e a localidade que é cadastrada no GPS.Trata-se de um banco de dados que irá mapear todas as áreas por zonas e números, além de cadastrar as estradas rurais da região proporcionando agilidade nas ações dos militares”, acrescenta.


Nenhum comentário: